AUTO-ORIENTADO. Tendem a ter um muito elevado padrão de exigência, no que se refere a normas e tarefas. Se cometem um erro são hipercríticos de si mesmos, o que pode levar a uma depressão. Quando estão a desempenhar uma função ficam extremamente preocupados se o resultado final vai, ou não, em linha com os seus exigentes padrões. Este comportamento pode originar dificuldade na concentração, ansiedade e castração. Quando atingem os seus objectivos, minimizam o resultado alcançado.
SOCIALMENTE ORIENTADO. Para o exterior, as pessoas com problemas se autoimagem, podem ironicamente aparentar um excesso de confiança e controlo, no entanto internamente há uma luta com a dúvida e os sentimentos negativos. Esta situação pode levar a que se tente impor algumas situações, o que pode empurrar os outros para longe, pois pode ser sentida como uma forma de intimidação.
OUTRO PERFECCIONISMO ORIENTADO. Pessoas com um padrão muito elevado acerca dos outros. Podem ser críticos e duros quando esses padrões não são atingidos. Têm a tendência de se sentir desapontados, o que pode originar conflitos interpessoais ou explosões de fúria. Também pode acontecer afastarem-se silenciosamente quando se deparam com situações em que ficam desapontados. As elevadas expectativas que criam dos outros podem assim conduzir a situações de desapontamento crónico e frustração. Podem ter dificuldade em criar e desenvolver relações.
*algumas pessoas podem inclusive apresentar sinais dos três tipos de perfeccionismo.