Providenciar um espaço confidencial, com ausência de julgamentos ou juízos de valor, onde seja possível fazer terapia com aqueles que estejam a enfrentar temas que afetem as suas vidas, saúde mental ou física e, o seu bem-estar geral.
Escolher um terapeuta pode ser um desafio pelo que pode ser útil, antes da decisão ou primeiro encontro, ter uma ideia da metodologia utilizada, formação e história do terapeuta.
A minha aproximação na terapia é especifica e individual para cada pessoa, tendo em consideração as necessidades especificas e dificuldades que estejam a experienciar, sem utilizar rótulos ou diagnósticos modelo.
No meu trabalho dou prioridade ao estabelecimento de uma relação terapêutica, não esquecendo que a minha prática é muito influenciada pela corrente cognitiva comportamental, psicodinâmica e pós-moderno. Este tipo de psicoterapia integrada permite diferentes aproximações que podem ser utilizadas, consoante as necessidades do individuo e as circunstâncias.
Um trabalho de curto prazo pode ser a melhor aproximação para uma situação de crise ou se procura apoio para uma situação especifica de stress. Esta aproximação pode ser apropriada para um objetivo concreto e, pode ser o início de um percurso de um trabalho a médio-longo prazo. O trabalho a médio-longo prazo é sempre um trabalho mais exploratório, que ajuda a compreender a nossa vida, relações e os padrões repetitivos em que nos vemos envolvidos.
De uma forma geral as pessoas são complexas, e assim sendo consegue-se um maior beneficio de um conjunto de diferentes aproximações. Procuro utilizar a minha experiência em Terapia Cognitiva- Comportamental, Terapia Psicodinâmica e Mindfulness, para melhor atingir aqueles que podem ser os objetivos específicos de cada pessoa. Terapia Cognitiva-Comportamental e Mindfulness apoiam na aquisição de capacidades para melhorar sentimentos negativos, sintomas de depressão e ansiedade. Para assuntos mais profundos tais como entender padrões de relacionamento, eu uso uma combinação de psicologia psicodinâmica e Cognitiva-Comportamental. Ao explorar diferentes aproximações, dentro ou fora da sala de terapia, todos podemos crescer psicologicamente e ter vidas emocionais mais gratificantes.