GESTÃO DE FÚRIA





A Fúria nem sempre é negativa pois pode ser um excelente veiculo para impulsionar a motivação, a mudança de comportamentos ou a aumentar a resistência para ultrapassar determinados obstáculos na vida. Contudo, ficar irritado com facilidade ou perder o controlo, quando discordamos de algo ou sentimos estar a ser negligenciados, são sinais que a fúria é um tema a resolver. A fúria gerida de forma ineficiente pode levar a escolhas impulsivas, problemas de relacionamentos, conflitos, aumento de ansiedade e depressão. Quando as pessoas sentem fúria e se descontrolam, de seguida, tendencialmente sentem pensamentos de culpa por saberem ter perdido o controlo. Podem ficar furiosas com o facto de terem sentido fúria, o que aumenta o estado de sentimentos negativos. A Ansiedade e o medo de falhar podem levar a estados de irritabilidade e fúria. ​



COMO POSSO AJUDAR...



O primeiro passo para gerir as explosões de fúria é identificar quando estamos a ter um desses episódios. Vou procurar ajudar a localizar os indicadores físicos, comportamentais, cógnitos ou emocionais, que ajudam a identificar a fúria. Através da psicologia clinica vamos analisar os eventos de fúria, de forma a identificar os comportamentos desapontantes e desconfortáveis dos mesmos atos. Este aceitar radical dos atos de fúria, com análise detalhada dos mesmos, é uma técnica de Mindfulness que vai ajudar a que, em eventuais eventos futuros, a fúria sentida seja tendencialmente menos intensa. Adicionalmente, vamos rever a autoestima e compreender como eventos psicológicos do passado podem estar a ajudar a alimentar estas situações de fúria. É comum que, por exemplo, as pessoas que se sentem injustiçadas, naquele evento de fúria, não estivessem “apenas” a responder à agressão que sentiram naquele momento ou seja, o evento fez acionar o mecanismo do evento do passado, o que faz a resposta ser exponencial e desproporcionada. Esta análise vai ajudar a compreender a dinâmica da fúria e, tendencialmente, a afastar o paciente da mesma. Se a fúria estiver relacionada com a ansiedade ou medo, vamos aprender a lidar com a ansiedade e o medo, sem recurso à fúria. ​



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COMPORTAMENTO PASSIVO-AGRESSIVO





O COMPORTAMENTO PASSIVO-AGRESSIVO É O EVITAR EXPRESSAR A FÚRIA OU FRUSTRAÇÃO DE FORMA DIRETA.



Em vez de gritar e expressar o seu descontentamento a uma agressão indireta evita os outros, não responde a pedidos, chega atrasado, deixa comentários negativos indiretos e tenta bloquear o progresso de certas situações.



COMO POSSO AJUDAR...



Vou facultar as ferramentas para melhor identificar este comportamento e, em simultâneo, vamos trabalhar formas de expressão da nossa frustração, diplomáticas, ajudando ainda a reduzir a ansiedade que por vezes pode estar relacionada com a comunicação mais direta. Vai usar a expressão mais Assertiva, em vez de a suprimir, de forma a melhor controlar as explosões emocionais. É relevante conseguir identificar, e resolver, as fúrias subjacentes para eliminar este comportamento passivo-agressivo.



​ AGRESSÕES EM RELAÇÃO





A FÚRIA NUMA RELAÇÃO PODE SER DESENCADEADA POR SENTIMENTOS DE DESRESPEITO OU, NÃO SER APRECIADO.



Ao sentir a rejeição pode haver uma retaliação com agressão direta ou agressão passiva. Adicionalmente, a frustração com o trabalho, universidade ou rejeição podem conduzir a uma sensação de deslocação ou culpabilização de outros.



COMO POSSO AJUDAR...



Vou ensinar-lhe a entrar em contacto com a sua capacidade para equilibrar a frustração em relação a outros. Também vou procurar transmitir meios de interpretação dos motivos e intenções de outros, que por errada interpretação podem estar a originar explosões de fúria. A melhor perceção dos outros pode ajudar a reduzir a propensão de ataque e erradas interpretações de más intenções.